ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Pecuária de corte representa MS em plano nacional de inovação tecnológica

Nadyenka Castro | 04/06/2013 14:29

A pecuária de corte foi o segmento escolhido pelo governo federal para representar Mato Grosso do Sul em programa nacional de inovação tecnológica.

O governo está criando uma rede de educação profissional e de inovação tecnológica envolvendo as universidades federais, as escolas técnicas, a Embrapa e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), gerido pela CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil).

No Estado, o projeto inicia com a pecuária de corte. No Tocantis, o programa vai cuidar da irrigação e agricultura de baixo carbono em Gurupi e Formoso do Araguaia; a agricultura de precisão e cana-de-açúcar em Lucas do Rio Verde são os representantes do Mato Grosso; a agricultura de precisão em Luís Eduardo Magalhães, da Bahia e a silvicultura de espécies nativas e pecuária em Santarém, do Pará.

O ministro da Educação, Aloisio Mercadante, disse que a rede foi desenhada para as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, que produzem mais da metade da safra de grãos do país e estão recebendo várias obras de infraestrutura logística. “Serão vários institutos federais, que estão sendo desenhados dentro do arco norte, todos em função da logística que está sendo construída: as estradas de ferro, as rodovias, as hidrovias”.

O ministro disse que a rede vai “alavancar” o Pronatec (Programa Nacional de Apoio ao Ensino Técnico e Emprego), criado em 2011 com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, e formar mão de obra qualificada, de acordo com as necessidades de cada região produtora.

Nos siga no Google Notícias