ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Pecuaristas discutem compra de boi paraguaio com André

Redação | 02/06/2009 08:20

O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Chico Maia, e outros diretores da entidade estarão às 11h30 desta terça-feira com o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, para discutir o anúncio de criação de corredor para importar gado paraguaio.

A estratégia do governo teria como finalidade manter abates nos frigoríficos da região de fronteira.

Já o setor pecuário alerta para duas questões: risco sanitário e concorrência desleal, considerando a diferença tributária entre dois países. Chico Maia diz que é preciso ficar claro "sobre a que tipo de taxações esse gado será submetido, ou até mesmo se esse corredor permitiria, por exemplo, se rebanhos destinados a corte vindo do Paraguai poderia passar por Mato Grosso do Sul em direção a outros estados".

A consulta sobre a possibilidade de "importação legalizada" de gado em pé da Província do Alto Paraguai para abate no Estado foi feita ao Ministério da Agricultura e também à Organização Mundial de Saúde Animal.

Segundo a secretária Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, foi autorizado, extra-oficialmente, a criação do corredor. "Foi autorizada a entrada de 10 mil animais [somente 10 mil] para abate no frigorífico Marfrig, em Porto Murtinho, pois a implantação do corredor sanitário seria em caráter experimental", informa.

A possibilidade ainda precisa ser oficializada, pois "para a importação acontecer de fato deve haver um consenso entre os governos Federal, do Paraguai e do Estado, sendo que o governo paraguaio ainda nem foi comunicado oficialmente".

Nos siga no Google Notícias