ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Economia

Pesquisadores da Embrapa debatem como levar tecnologia para agricultura familiar

Caroline Maldonado | 04/06/2014 10:32
Pesquisadores querem levar as tecnologias para a agricultura familiar (Foto: Divulgação/Embrapa Agropecuária Oeste)
Pesquisadores querem levar as tecnologias para a agricultura familiar (Foto: Divulgação/Embrapa Agropecuária Oeste)

Mais de 700 pessoas participam da Tecnofam (Tecnologias e Conhecimentos para Agricultura Familiar), realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, município distante 233 quilômetros de Campo Grande. O evento, iniciado na terça-feira (3), reúne agricultores familiares, técnicos, pesquisadores e representantes de instituições ligadas ao agronegócio.

A abertura do evento contou com apresentação da Orquestra Indígena de Viola, da aldeia Te’yikue, de Caarapó, município distante 53 quilômetros de Dourados. Na abertura da feira, as autoridades destacaram a importância da parceria entre as instituições para promover o evento que prioriza a agricultura familiar.

Tecnologia e sustentabilidade - O chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, de Dourados, Guilherme Asmus, afirmou que uma das metas da unidade é maximizar e estabelecer atividades para esse segmento da agricultura. "Este certamente será o primeiro de vários eventos para agricultura familiar. E as parcerias estabelecidas foram e são fundamentais para fazer este evento acontecer com sucesso".

Para a Seprotur (Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Turismo), um dos desafios é fazer com que as tecnologias desenvolvidas pelas pesquisas cheguem até o produtor. "O governo federal e estadual disponibilizam um bom conjunto de políticas públicas que focam no desenvolvimento da agricultura sustentável. Esse tipo de evento fortalece essas ações", destacou o coordenador de desenvolvimento da agricultura, Carlos Alberto Gonçalves.

Representando a Diretoria Executiva da Embrapa, o assessor Ederlon Ribeiro de Oliveira lembrou que, ao longo dos 41 anos da Embrapa, a instituição vem "desenvolvendo tecnologias sustentáveis para a agricultura brasileira, levando conhecimentos para o campo. Nossa agricultura é pujante graças ao poder do campo", afirmou.

O evento vai até a quinta-feira (5). A programação completa está disponível no site www.cpao.embrapa.br/tecnofam/TECNOFAM.pdf

Nos siga no Google Notícias