ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Pesquisadores percorrem sindicatos rurais para levantar custos da produção

Caroline Maldonado | 03/08/2014 15:07
Resultado da pesquisa vai auxiliar produtores (Foto: Marcos Ermínio)
Resultado da pesquisa vai auxiliar produtores (Foto: Marcos Ermínio)

Para ajudar os produtores a tomar as melhores decisões em relação a gestão e riscos na produção de cereais, fibras e oleaginosas, pesquisadores da USP (Universidade Federal de São Paulo) vão percorrer os municípios do Estado e levantar informações.

As reuniões acontecerão sempre nas sedes dos sindicatos rurais. A primeira delas será na segunda-feira (4), em Naviraí. Na terça-feira (5) o encontro será em Dourados e na quarta-feira (7), em Chapadão do Sul (7).

A pesquisa faz parte do projeto Campo Futuro, uma parceria entre a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), CNA (Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil) e o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) da USP.

Segundo a Famasul, os especialistas Victor Ikeda e Fábio Francisco, que farão visitas aos sindicatos rurais, são pesquisadores vinculados à Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).

Em cada cidade, a dupla se reunirá com produtores e profissionais do setor agrícola para debaterem sobre a produção local e apontar detalhamentos dos custos diretos e indiretos. A metodologia de pesquisa é chamada de “painel de custos de produção”.

Além de Mato Grosso do Sul, o levantamento será feito em pelo menos 30 cidades dos estados de Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul. O projeto Campo Futuro, criado pela CNA, faz desde 2007 o levantamento de informações econômicas para a contribuição nas decisões do produtor rural.

Nos siga no Google Notícias