ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Plantas medicinais são pesquisadas pela Embrapa Pantanal

Redação | 29/07/2010 18:55

Com a crescente demanda no mercado de óleos essenciais, utilizados para fins de perfumaria, cosméticos e terapêuticos, várias espécies nativas brasileiras vem sendo exploradas, ainda que em pequena escala, em diversas regiões.

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) Pantanal, em Corumbá, atualmente desenvolve diversos trabalhos de pesquisa com plantas medicinais, aromáticas e condimentares na estrutura da instituição, que conta com laboratórios de propagação de plantas, herbário para ajudar na identificação de plantas com potencial, laboratório de solos para análises física e química de substratos e partes vegetativas de plantas e de um campo experimental.

Toda essa fonte de pesquisa está localizada na Fazenda Nhumirim, onde são coletadas plantas para serem propagadas ou analisadas. A unidade possui, também, uma casa climatizada para experimentos com germinação de sementes, viveiro de aclimatação de mudas e canteiro de plantas, onde são cultivadas as principais espécies no formato de unidades demonstrativas e de multiplicação.

Há dez anos trabalhando com extração de óleos essenciais, este ano, o pesquisador da Embrapa Pantanal, Aurélio Vinicius Borsato, deu inicio as pesquisas da técnica com plantas da região do Pantanal. Estudos sobre a produção e composição dos óleos essenciais de plantas medicinais, aromáticas, condimentares, apícolas e ornamentais também estão sendo desenvolvidas na Unidade.

Segundo Aurélio, foram iniciados diversos estudos sobre poderes terapêuticos de espécies medicinais da região Pantanal, e o conhecimento tradicional dos moradores está servindo como base para as pesquisas em laboratório, através de metodologias científicas, uma delas é a extração de óleos essenciais.

Além das pesquisas desenvolvidas em laboratório, a equipe de pesquisadores da Embrapa Pantanal tem realizado diversas ações de transferência de tecnologia para os produtores rurais da região, por meio de oficinas, palestras e dias de campo.

Nos dias 8 e 9 de junho, foi realizado o "II Dia de Campo e Curso de Produção, Processamento e Comercialização de plantas medicinais, condimentares e aromáticas" realizado na unidade demonstrativa da Embrapa Pantanal, localizada na área de projetos sociais da Infraero, chamado "O amanhecer em nossas mãos", no Aeroporto Internacional de Corumbá, onde estas espécies são cultivadas. Durante dois dias produtores rurais, técnicos agrícolas e profissionais da área ambiental participaram de palestras e oficinas de capacitação. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias