ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Prazo de registro da vacinação contra febre aftosa no Planalto encerra hoje

Renata Volpe Haddad | 16/06/2016 07:28
Produtores da região do Planalto têm até hoje para fazer registro de vacinação contra a febre aftosa. (Foto: Divulgação)
Produtores da região do Planalto têm até hoje para fazer registro de vacinação contra a febre aftosa. (Foto: Divulgação)

Encerra nesta quinta-feira (16) o prazo para realização do registro da vacinação obrigatória da região do Planalto contra a febre aftosa, em Mato Grosso do Sul. Dos 16,6 milhões de animais da região do planalto, até o momento, 15.785 tiveram sua vacinação registrada, ou seja, 95,13%.

Conforme o diretor-presidente do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) , Luciano Chiochetta, os números registrados no sistema até o momento ainda diferem da quantidade de doses da vacina adquiridas nas lojas agropecuárias.

“Os produtores adquiriram as doses, certamente procederam com a vacinação, mas ainda não acessaram o sistema SANIAGRO para registrar a quantidade de animais vacinados”, alega.

Ele lembra ainda que a não inclusão dos dados no sistema da Iagro dentro do prazo, pode fazer com que os números desta vacinação não alcancem os 99,4% obtidos na última campanha, que colocaram Mato Grosso do Sul em terceiro lugar no ranking da eficiência vacinal do País. O procedimento para registro, segundo ele, é considerado simples e leva apenas alguns minutos.

O pecuarista que não registrar a vacinação dentro do prazo ainda está sujeito à multa que corresponde a 1 UFERMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul), por animal. A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 23,63.

A vacinação contra a febre aftosa na região do Pantanal também será encerrada nesta quinta-feira. O registro dos animais vacinados nesta região vai até o dia 1º de julho.

Nos siga no Google Notícias