ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Prazo para agricultor quitar dívida com desconto de 70% termina na quarta-feira

Caroline Maldonado | 28/12/2015 14:09
Agricultores terão desconto de 70% na dívida (Foto: Marcos Ermínio)
Agricultores terão desconto de 70% na dívida (Foto: Marcos Ermínio)

Agricultores familiares ou assentados da reforma agrária que adquiriram terras até 2010 pelo PNCF (Programa Nacional de Crédito Fundiário) e não conseguiram quitar suas dívidas têm até quarta-feira (30) para procurar o banco e obter 70% de desconto.

Em Mato Grosso do Sul, mais de 8 mil agricultores estão em débito. Somente o Bando do Brasil espera o pagamento de R$ 22,4 milhões, segundo a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar).

De acordo com o MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), o desconto vale para quem acessou o programa até dezembro de 2010 e integra os grupos “A” e “A/C” do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Ao procurar o banco em que fez o financiamento, o agricultor deve levar RG e CPF para fazer a consulta.

Após pagar as parcelas atrasadas, o produtor poderá fazer solicitação de novas linhas de crédito rural e a participação em políticas públicas como Minha Casa, Minha Vida, que oferece recursos subsidiados para construção de habitação rural, PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) e Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), entre outros.

Nos siga no Google Notícias