ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Prazo para cadastro de equídeos termina na próxima segunda-feira

Ricardo Campos Jr. | 17/12/2010 11:47

Registro pode ser feito na Iagro

Termina na próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro, o prazo estabelecido pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para que os criadores registrem o rebanho de equídeos. O cadastro pode ser feito na unidade da Agência.

A portaria da Iagro, obrigando as pessoas tanto físicas como jurídicas que possuem animais do tipo a qualquer título e para qualquer finalidade, foi publicada no Diário Oficial do Estado no início do ano. Inicialmente o prazo terminava 15 de junho e foi prorrogado.

O grupo dos equídeos compreende os eqüinos (cavalos e pôneis), asininos (jumentos), muares (burros e mulas), eqüídeos silvestres como Cavalo-de-przewalskii (Equus przewalskii), Zebra-das-montanhas (Equus zebra), Zebra-das-planícies (Equus quagga burchelli), Zebra-de-grevyi (Equus grevyi) e todos os seus cruzamentos.

Para animais com mais de seis meses, é preciso apresentar exame de AIE (Anemia Infecciosa Eqüina, exceto os destinados à propriedade para espera de abate.

Já os com menos de seis meses poderão ser cadastrados sem apresentar exame de Anemia Infecciosa Eqüina e poderão transitar acompanhados da mãe que seja negativa para a doença.

A emissão da GTA (Guia de Transito Animal) para destino a abatedouro-frigorífico e Propriedade de Espera para Abate de Eqüídeos fica condicionada ao cadastro da propriedade de origem vinculado à Inscrição Estadual, com renovação anual; lançamento do rebanho eqüídeo e atualização de saldo; Inscrição Estadual do Produtor ou CPF, nos casos de destino à PEAE; planilha de Compra devidamente preenchida pelo produtor; identificação indelével na paleta do lado esquerdo, por meio de marcação a frio ou a quente ou por meio de tinta permanente e declaração do produtor de que os animais permaneceram no Brasil por um período mínimo de três meses e não são de utilização em competições esportivas e afins.

Nos siga no Google Notícias