ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Prazo para cadastro de equídeos termina nesta segunda-feira

Ricardo Campos Jr. | 19/12/2010 21:27

Proprietários de equídeos devem cadastrar-se na Iagro e declarar o rebanho até a próxima segunda-feira, dia 20 de dezembro. Os dados serão lançados diretamente no Saniagro (Sistema de Atenção Animal da Iagro) para cadastro da propriedade de contagem do número de animais existentes no Estado.

Inicialmente o prazo terminava 15 de junho e foi prorrogado.A portaria da Iagro, obrigando as pessoas tanto físicas como jurídicas que possuem animais do tipo a qualquer título e para qualquer finalidade, foi publicada no Diário Oficial do Estado no início do ano.

O grupo dos equídeos compreende os eqüinos (cavalos e pôneis), asininos (jumentos), muares (burros e mulas), eqüídeos silvestres como Cavalo-de-przewalskii (Equus przewalskii), Zebra-das-montanhas (Equus zebra), Zebra-das-planícies (Equus quagga burchelli), Zebra-de-grevyi (Equus grevyi) e todos os seus cruzamentos.

Além de mapear a localização e quantidade dos animais existentes em Mato Grosso do Sul, o levantamento serve também para facilitar o controle de doenças infecciosas, como anemia eqüina.

O proprietário que não fizer o cadastramento ficará impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal).

Para animais com mais de seis meses, é preciso apresentar exame de AIE (Anemia Infecciosa Eqüina, exceto os destinados à propriedade para espera de abate. Já os com menos de seis meses poderão ser cadastrados sem apresentar exame de Anemia Infecciosa Eqüina e poderão transitar acompanhados da mãe que seja negativa para a doença

Já o produtor deve levar o número de inscrição estadual, para os proprietários de imóveis rurais, ou o CPF para quem não tem o registro. A declaração pode ser feita em qualquer agência da Iagro dos 78 municípios.

Nos siga no Google Notícias