ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Prazo para pagar contribuição sindical rural termina em uma semana

Priscilla Peres | 15/05/2015 09:25

Termina em uma semana, o prazo para produtores rurais efetuarem o pagamento da Contribuição Sindical Rural - pessoa física. Em Mato Grosso do Sul, 17 mil precisam cumprir com a obrigação até a próxima sexta-feira (22).

A Contribuição Sindical Rural é obrigatória a todos os produtores rurais com propriedades acima de dois módulos ou que desenvolvam qualquer atividade rural, ou ainda aqueles que tenham propriedades arrendadas ou possuam funcionários.

O cálculo é realizado com base nas informações declaradas à Receita Federal por meio do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) e o não recolhimento da taxa resulta em multa, juros e correção do valor.

Do montante arrecadado com o tributo, 20% do valor são destinados ao Ministério do Trabalho, 60% aos Sindicatos Rurais, 15% à Federação de Agricultura do Estado e 5% à CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

O assessor jurídico da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS), Carlo Daniel Coldibelli, afirma que todas as atividades econômicas recebem o enquadramento sindical, que são as entidades que representam cada categoria. "A Contribuição Sindical Rural é o tributo que faz a manutenção do sistema representativo. Independente do tamanho de sua propriedade, o produtor deve realizar o pagamento e saber que o montante é aplicado na prestação de serviços ao setor".

Em caso de dúvida, o produtor pode entrar em contato com departamento de arrecadação da Famasul, pelo telefone (67) 3320 -9700. Ou acessar uma cartilha feita pela CNA com todo os procedimentos aqui.

Nos siga no Google Notícias