ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Produtor apresenta pé de soja solteiro com 7 mil vagens e vence disputa

Priscilla Peres | 25/04/2016 16:23
O produtor Miroca venceu a competição na categoria municipal. (Foto: Divulgação)
O produtor Miroca venceu a competição na categoria municipal. (Foto: Divulgação)

O 9º maior produtor de soja do Estado, Laguna Caarapã realizou o tradicional Concurso do Pé de Soja Solteiro no último fim de semana e o vencedor apresentou um pé com 7 mil vagens. Anualmente, são premiados produtores nas categorias nacional e municipal.

A produtora rural Isolde Catarina Bohn foi a vencedora na categoria nacional. Seu pé de soja solteiro tinha 6.395 vagens, enquanto que o segundo colocado Ricardo Garlet, apresentou 5.395 vagens.

Na categoria municipal, Almir Matoso, o Miroca, venceu com um pé contendo 7.112 vagens e em segundo, Ricardo Garlet com 4.127 vagens. Os números são altos, mas o concurso já chegou a apresentar pé de soja com 17 mil vagens na categoria nacional e 9 mil vagens na categoria municipal.

Presidente da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), Christiano Bortolotto, ressaltou a importância do evento voltado exclusivamente para a soja. “Se destaca o município de Laguna Carapã, que desempenha papel importante nessa cultura porque faz parte do sul do Estado, a maior região produtiva de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

A comissão julgadora que realizou a contagem dos pés de soja inscritos no concurso foi composta por universitários do curso de Agronomia da Unigran de Dourados e de técnicos em Produção Agrícola, sob a coordenação de professores. A Secretaria da Agricultura de Laguna Carapã também acompanhou a apuração.

O município é o 9º maior produtor de soja do Estado, de acordo com os resultados da safra de soja 2015/2016, divulgados no último dia 18. A produção na cidade chegou a 280 mil quilos em uma área total de 108 mil hectares.

Nos siga no Google Notícias