ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Produtor se livra de royalties sobre soja misturada

Redação | 03/02/2010 08:02

Produtores rurais garantiram a isenção do pagamento de royalties da soja convencional misturada à transgênica em armazéns. A informação foi dada ontem pelo presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Luciano Mendes, na primeira palestra do Showtec 2010.

"Através da FAMASUL e da CNA, uma solicitação dos produtores de Maracaju garantiu que a cobrança de royalties não fosse cobrada da soja convencional, misturada com a transgênica", explicou.

Segundo ele, há uma semana Monsanto desenvolveu um procedimento para que não haja incidência de indenização sob a produção de soja convencional aos produtores que têm armazenagem em suas propriedades e não separam a soja convencional da transgênica.

Antes os produtores rurais que tinham armazéns e que tinham soja convencional e transgênica no mesmo espaço pagavam os royalties como se todo o produto fosse geneticamente modificado. "A empresa que detém o royalty desenvolveu uma técnica para determinar o que é transgênico e o que é convencional", comentou o presidente do Sindicato Rural.

Para que a cobrança possa ser feita de forma justa, é preciso que um técnico faça uma vistoria do produto colhido. Os interessados podem entrar em contato com a empresa através do 0800 940 6000.

Nos siga no Google Notícias