ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Produtores adiantam comercialização da soja, mas negociam apenas 12% do previsto

Caroline Maldonado | 31/10/2014 07:57
Área de soja cultivada que era de 6,4% saltou para 30% nos últimos dias (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)
Área de soja cultivada que era de 6,4% saltou para 30% nos últimos dias (Foto: Arquivo/Marcos Ermínio)

Com as chuvas e o aumento na umidade no solo, a área de soja cultivada que era de 6,4% saltou para 30% nos últimos dias, atingindo 690 mil hectares dos 2,3 milhões previstos. O levantamento foi divulgado pelo Siga (Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio) da Aprosoja (Associação de Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul).

Atingindo 50% da área, os municípios de Amambai e Aral Moreira foram os que mais avançaram no plantio da soja. Em seguida, com 45%, está o município de Dourados e com 40% estão Maracaju e Ponta Porã. Chapadão do Sul e Costa Rica já plantaram 35% do previso.

A comercialização do produto foi antecipada, mas segue em ritmo lento. Segundo a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), a negociação da oleaginosa alcançou apenas 12% da produção prevista para a safra 2014/15, de 6,3 milhões de toneladas, segundo a Granos Corretora. "No mesmo período do ano passado, o plantio estava em 67% e as vendas em 23%, o dobro do que foi vendido agora", conta o operador da Granos, Jorge Filho.

Para Jorge, devido a oscilação na Bolsa de Chicago é provável que nos próximos dias ocorra aceleração na comercialização da commodity, segundo o operador de mercado. "O pregão da Bolsa de Chicago (CBOT) vem apresentando resultados positivos nos últimos dias devido ao movimento dos investidores que encontram na soja uma oportunidade de mercado e pesando também a incerteza em relação ao atraso no plantio de soja na América do Sul, como consequência das condições climáticas", explica.

Segundo a Aprosoja, outro fator que explica o tom positivo nas cotações da CBOT é a demanda internacional também aquecida, principalmente por parte da China. O operador da Granos recomenda para que o produtor fique atento às oscilações da CBOT e do dólar para aproveitar os picos de altas na bolsa. Para acessar o último informativo do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio clique aqui. 

Nos siga no Google Notícias