ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Produtores começam colheita de soja sem armazéns para 42% da produção

Caroline Maldonado | 19/01/2015 08:10
Ficarão sem estocagem 5,8 milhões de toneladas de milho e soja da safra 2014/2015, (Foto: Marcos Ermínio)
Ficarão sem estocagem 5,8 milhões de toneladas de milho e soja da safra 2014/2015, (Foto: Marcos Ermínio)

A colheita de soja começou e os agricultores de Mato Grosso do Sul não têm locais para armazenar 42% da produção de grãos, que está estimada em 13,8 milhões de toneladas, segundo levantamento feito pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Ficarão sem estocagem 5,8 milhões de toneladas de milho e soja da safra 2014/2015, enquanto o ideal seria que a capacidade de armazenamento fosse 20% acima do volume colhido, segundo o instrutor do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Paulo Mitio.

Em todo o país, a situação é semelhante e os armazéns devem comportar apenas 47% da safra 2014/2015 de grãos. Isso dificulta a comercialização, pois os produtores têm menos tempo para negociar e não podem esperar bons preços para fechar contratos. “Não é apenas plantar, tratar de pragas e doenças, cuidar do solo e colher. É preciso armazenar de forma correta e capacitar profissionais para esse tipo de trabalho”, detalha o instrutor.

Há três opções de armazenagem, a física, em silos graneleiros ou em temporários. O silo físico permite o acompanhamento, podem ser medidas a quantidade de impurezas, umidade e temperatura, o que garante a qualidade da produção.

Os agricultores recorrerem a cooperativas e empresas de armazenamento, mas não há nada como ter o próprio armazém. “Isso vai depender muito da área plantada, ou seja, de quanto ele vai colher. Vale a pena ressaltar que quando o produtor tem uma unidade de armazenamento em sua propriedade, o processo de comercialização é mais rápido”, comenta o técnico sobre as vantagens do investimento.

De acordo com Paulo, novos armazéns públicos e privados estão em construção, o que pode mudar o panorama em alguns anos, segundo Paulo. Portanto, o Senar oferece, entre os dias 20 e 23 de janeiro, em Dourados o curso de armazenagem de grãos de soja e milho.

O curso será ministrado em uma propriedade rural, com os temas segurança no trabalho, recepção, descarga e secagem do produto, expedição e gerenciamento de qualidade. O curso tem dez vagas e carga horária de 32 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.senarms.org.br ou pelo 3320-9700.

Nos siga no Google Notícias