ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Produtores vão conhecer novas regras da rastreabilidade

Redação | 29/12/2009 06:47

Sob consulta pública desde o dia 21 de dezembro, as mudanças no Sisbov (Sistema de Identificação e Certificação de Bovinos e Bubalinos) serão apresentadas aos produtores rurais durante o Showtec, em Maracaju, no dia 2 de fevereiro.

Quem falará com o público é o médico veterinário Horácio Tinoco, que integra a Comissão Técnica Consultiva do Sisbov, representando a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Horácio diz que o novo modelo avançou a passos largos em relação à Instrução Normativa nº 17, que ainda está em vigor. "Reduziu muito a burocracia e as normas passaram a ser exeqüíveis", avalia.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária, não haverá mais necessidade de um intermediário para transmitir as informações do criador para o sistema. Assim, o produtor terá uma senha para inserir os dados no programa e o papel das certificadoras e dos agentes será o de certificar os animais.

O Sisbov continua a ser de adesão voluntária e estará integrado com as operações do sistema de defesa sanitária animal nos estados (cadastro nas unidades veterinárias locais e controle da movimentação pela Guia de Trânsito Animal) e do Sistema de Informações Gerenciais do Serviço de Inspeção Federal, que confere a certificação final das carnes pelo serviço oficial.

Ainda conforme o MAPA, para exportar à União Européia, continua a necessidade de permanência do animal de 90 dias em área habilitada e 40 dias na última propriedade. Hoje, já existem 1.827 estabelecimentos aprovados para exportação à União Européia no País, número 150% maior que em 2008.

Nos siga no Google Notícias