ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Programa oferece desconto em financiamento para agricultor familiar

Caroline Maldonado | 10/09/2015 07:40
Programa beneficia quem produz mandioca em MS (Foto: Divulgação/Famasul)
Programa beneficia quem produz mandioca em MS (Foto: Divulgação/Famasul)

Começa hoje (10) e vai até 9 de outubro período de descontos em financiamentos para agricultores que se enquadram no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar). Para Mato Grosso do Sul, o desconto é de 9,58%, segundo Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar).

A medida vale para 17 culturas em 13 Estados. Os produtos com desconto deste mês são leite, milho, raiz de mandioca, algodão em caroço, sorgo, açaí, babaçu (amêndoa), borracha natural cultivada, cacau (amêndoa), cana-de-açúcar, castanha de caju, feijão, juta/malva, laranja, maracujá, trigo e triticale.

O desconto é concedido aos produtos que tiveram o valor de mercado abaixo do preço de garantia, definido com base no custo de produção. O valor segue como referência os preços praticados em agosto de 2015. O bônus é calculado, mensalmente, pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

Entre os Estados beneficiados, MS tem o segundo maior desconto. O primeiro da lista é Espírito Santo com 16,81%. Para Bahia, o desconto é de apenas 0,38%. Os demais percentuais estão detalhados em publicação do Diário Oficial da União, de terça-feira (8).

Podem solicitar os descontos os agricultores e produtores rurais familiares que compõem as unidades familiares de produção rural e que comprovem seu enquadramento, apresentando a Declaração de Aptidão ao programa.

Nos siga no Google Notícias