ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Projeto em parceria com UE reúne 300 agricultores familiares em seminário

Helio de Freitas, de Dourados | 15/06/2015 17:11
Agricultores familiares de assentamentos de Itaquiraí durante seminário sobre produção de leite (Foto: Divulgação)
Agricultores familiares de assentamentos de Itaquiraí durante seminário sobre produção de leite (Foto: Divulgação)

Pelo menos 300 trabalhadores da agricultura familiar participaram “1º Seminário do Projeto Itaquileite”, realizado no fim de semana em Itaquiraí, cidade a 410 km de Campo Grande. Promovido pela prefeitura em parceria com a União Europeia, o evento aconteceu na Escola Municipal Santa Rosa, no Assentamento Santa Rosa.

Entre os participantes estavam assentados ligados à Associação dos Produtores de Leite de Itaquiraí, à Cooperativa dos Pequenos Produtores de Leite de Itaquiraí, Associação Diamante Verde, Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Santo Antonio “Dorcelina Folador” e pequenos produtores dos assentamentos Sul Bonito, Indaiá, Guassu, Boa Sorte, Tamakawi e Santa Rosa.

O engenheiro agrônomo da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e produtor de leite Paulo Machado Lobo fez palestra sobre as potencialidades e desafios da pecuária leiteira em Mato Grosso do Sul e o zootecnista Edwin Baur abordou “o negócio da bovinocultura de leite na agricultura familiar”.

“As máquinas agrícolas, o computador, a internet e outros sistemas tecnológicos serão cada vez mais utilizados no meio rural. Tudo é possível através da tecnologia que a cada dia faz mais parte do dia a dia também dos agricultores familiares”, afirmou Edwin Baur, ao recomendar que os agricultores familiares busquem conhecimentos tecnológicos para melhorar a produção e renda em suas propriedades.

Parceria com UE – O gestor operacional do Projeto Itaquileite, Anderson da Silva, disse que os investimentos feitos para melhorar a produção de leite no município contam com apoio da União Europeia.

A meta é investir pelo menos R$ 1,3 milhão na implantação de 300 piquetes em pequenas propriedades para atender o rebanho leiteiro. A União Europeia liberou 400 mil euros e o prazo para conclusão do projeto é de dois anos. A ideia é produzir mais leite com o rebanho sendo alimentado com pasto. O município investe 70% dos custos na implantação de cada piquete e o produtor paga os outros 30%.

Nos siga no Google Notícias