ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Projeto estimula produção de orgânicos para aquecer mercado interno

Renata Volpe Haddad | 23/06/2017 10:38
Expectativa é que hortaliças produzidas por agricultores familiares estejam sendo vendidas em MS, no prazo de um ano. (Foto: Silvia Zoche/ Embrapa)
Expectativa é que hortaliças produzidas por agricultores familiares estejam sendo vendidas em MS, no prazo de um ano. (Foto: Silvia Zoche/ Embrapa)

Para aumentar a produção de hortaliças orgânicas e fortalecer o consumo no mercado local, projeto denominado Prohorta foi desenvolvido pela Embrapa Agropecuária Oeste, para qualificar e certificar produtores de agricultura familiar, identificar obstáculos e em um ano, já começar a oferecer um produto de qualidade e sem agrotóxico para consumidores de Mato Grosso do Sul.

O coordenador do projeto é o pesquisador Ivo Motta. Ele conta ao Campo Grande News que a ideia do Prohorta surgiu a partir da necessidade de alternativas econômicas para a agricultura familiar. "As hortaliças são culturas de ciclo rápido, que permitem obter bons rendimentos em pequenas áreas de terra e obtenção de renda o ano todo", comenta.

Três reuniões do projeto já foram realizadas, sendo em Dourados, Glória de Dourados e Nova Andradina. Uma próxima reunião está marcada para acontecer em Ivinhema. Alguns produtores que participam, 25 no total, nunca trabalharam com hortaliças e outros já têm experiência com este tipo de cultivo.

São 20 tipos de hortaliças
São 20 tipos de hortaliças

Segundo Motta, a principal dificuldade para cultivar sem agrotóxicos, são os controles de praga. "Nessas reuniões, podemos perceber que a maior dúvida é de como manejar as diferentes pragas e doenças que esses cultivos são acometidos. Ai, entra o sistema de controle alternativo, o manejo ecológico de pragas que são ensinadas aos produtores", explica.

Outro ponto interessante para o investimento neste projeto é a demanda pela hortaliças. "Consumidores querem alimentos com qualidade e sem agrotóxico. Há uma demanda muito grande sobre esse tipo de alimentação e com a nossa produção, podemos vender para o mercado local. Mas para isso, é preciso que seja criada uma cooperativa, que esses agricultores trabalhem em conjunto. Primeiro é ideia é fortalecer o mercado local para poder consolidar a produção e depois buscar mercados mais distantes", defende.

Sobre o resultado do projeto, a expectativa é que em até um ano, a produção comece a dar lucros. "Depende também da estruturação, do apoio real das instituições envolvidas, mas é algo promissor".

Nos siga no Google Notícias