ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Proposta do Independência será analisada por comissão

Redação | 23/07/2009 20:18

Comissão de pecuaristas credores do frigorífico Independência foi formada hoje para discutir o plano de recuperação judicial apresentado pela empresa em reunião ocorrida na sede da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande. A medida visa rediscutir a proposta para uma melhor negociação.

O relatório prevê um prazo prolongado para pagar as dívidas aos credores e condiciona o pagamento à contração de empréstimo, de R$ 330 milhões. A previsão é de pagamento em dezembro de 2010 e condicionada à contração de financiamento.

De acordo com a Famasul, 282 pecuaristas procuraram a instituição apresentando-se como credores do Independência. A dívida da empresa com eles gira em torno de R$ 45 milhões.

Os produtores, no entanto, não aceitaram a proposta de isenção de responsabilidade dos sócios do Independência e seus cônjuges no pagamento e o julgamento do plano em outra comarca, a de Cajamar (SP), onde está a sede do frigorífico.

A comissão é formada por Leôncio Brito, Paulo Martins e Geraldo Moraes e terá a missão de representar os produtores rurais de MS na decisão de aceitar ou não o plano. Eles têm até o dia 18 de agosto para se encontrar com outros produtores na mesma situação e avaliar os itens do plano em conjunto e emitir a sua opinião.

O presidente da Comissão Nacional de Pecuária de Corte, Antenor Nogueira, sugeriu que outros Estados como Mato Grosso e Goiás façam o mesmo. "Negociar é a melhor solução", defendeu.

O plano de recuperação judicial do Independência foi feito pelos departamentos técnico e jurídico da CNA (Confederação Nacional de Agricultura), em conjunto com a Famasul e as federações de Goiás e Mato Grosso. Quem apresentou o plano aos produtores foi o assessor jurídico da confederação, Cristiano Barreto Zaranza.

Nos siga no Google Notícias