ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Propriedades recebem financiamento via Sicredi para melhorar produção

Marta Ferreira | 14/07/2014 16:48
Propriedades recebem financiamento via Sicredi para melhorar produção

O Inovagro (Programa de Financiamento de Projetos de Inovação Tecnológica), linha de crédito do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento e Econômico e Social), vai destinar recursos a duas propriedades rurais de Mato Grosso do Sul. Os projetos de financiamento foram assinados hoje entre o presidente do banco Sicredi, Celso Regis, e o presidente da Associação Sul-mato-grossense de Novilho Precoce, Alexandre Scaff, na sede da Associação.

O banco cooperativo é parceiro da iniciativa do BNDES no Estado.Os valores envolvidos não foram informados. Estão recebendo o financiamento a Fazenda Cachoeirão, em Bandeirantes, que pretende aplicar o recurso em agricultura de precisão e conservação de solo e água, para melhorar a produção de soja, milho e pasto, além de investir também em Boas Práticas Agropecuárias. A expectativa, com os investimentos, é o aumento na produção de três a quatro sacas de soja por hectare, de dez a 12 sacas e milho, também por hectare, e a produção de mais duas arrobas de carne ao ano por hectare.

Outra propriedade que irá receber o recurso é a Fazenda Boa Esperança, em Anastácio, que vai usar o valor para corrigir o solo em 240 hectares, construir galpão metálico, além de reformar o curral anti-estresse. Na propriedade também vão ser construídos e reformados 35,45 km de cerca eletrificada, além da aquisição de equipamentos agrícolas. O objetivo, segundo divulgado, é evitar a degradação no solo, além de aumentar a produção de carne por hectare em 30% nas áreas recuperadas.

Do que se trata - Podem aderir ao Inovagro produtores rurais, pessoas físicas ou jurídicas e cooperativas rurais de produção, associados ao Sicredi em Mato Grosso do Sul.

A taxa de juros é 3,5% a.a. e o limite de financiamento é de até R$ 1 milhão por associado e de até R$ 3 milhões para empreendimento coletivo, desde que respeitado o limite individual . “O limite para empreendimento individual pode ser elevado em até 100%, desde que os recursos adicionais sejam destinados exclusivamente para cultivos protegidos do segmento da olericultura, fruticultura, floricultura e cafeicultura”, explica Celso Regis. É possível a concessão de mais de um financiamento para o mesmo cliente por ano/safra, quando a atividade requerer e o somatório dos valores concedidos não ultrapassarem os limites de créditos.

No caso do setor pecuário, o somatório dos recursos disponibilizados para custeio associado ao projeto de investimento e aquisição de matrizes e reprodutores é de até 30% do valor do financiamento.

O prazo do financiamento é de até 10 anos com carência de até três anos para início do pagamento. O BNDES pode financiar até 100% do projeto.

Nos siga no Google Notícias