ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Raio mata 26 vacas prenhas e dá prejuízo de R$ 40 mil a proprietário

Caroline Maldonado | 09/06/2014 14:20
Vacas iriam parir em meados de agosto (Foto: Luiz Carlos Correa)
Vacas iriam parir em meados de agosto (Foto: Luiz Carlos Correa)

A queda de um raio que atingiu 26 vacas prenhas na fazenda Reserva, em Iguatemi, município distante 466 quilômetros de Campo Grande, resultou em prejuízo de mais R$ 40 mil para o proprietário, conforme o administrador da propriedade, Luiz Carlos Corre. De acordo com ele, os partos estavam previstos para meados de agosto.

Luiz Carlos trabalha há oito anos na fazenda e conta que, embora a queda de raios seja comum nas pastagens, até a noite de sexta-feira (6), nunca houve a morte de tantos animais de uma só vez, em decorrência de um único raio.

Segundo Luiz Carlos, os corpos das vacas foram encontrados, na manhã de sábado (7), quando um funcionário da fazenda fazia a conferência do rebanho. O administrador acredita que o raio caiu na cerca e atingiu os animais. “Geralmente esses raios caem em árvores, mas dessa vez caiu na cerca e acabou matando as vacas, pois elas sempre se aproximam das cercas ou árvores quando começa a chover”, afirma. A fazenda fica a 35 quilômetros de Iguatemi e o proprietário reside no estado do Paraná.

De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Mato Grosso do Sul é o estado onde mais caem raios no país. Em Iguatemi, segundo dados divulgados no site do Inpe, o número de descargas por quilômetro quadrado foi de 13,38, entre 1998 e 2011.

Nos siga no Google Notícias