ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Rally da Safra percorre região mais atingida pela seca no Estado

Fabiano Arruda | 26/01/2012 12:00

Equipe já visitou região Norte e identificou atraso na colheita de soja

Resultados oficiais do levantamento sobre a produção de MS, no entanto, só será divulgado em abril. (Foto: João Garrigó)
Resultados oficiais do levantamento sobre a produção de MS, no entanto, só será divulgado em abril. (Foto: João Garrigó)

A equipe 2 do Rally da Safra inicia hoje visita a região mais atingida pela falta de chuva em Mato Grosso do Sul, neste início de ano, para fazer diagnóstico sobre a produção de soja e milho.

Os técnicos vão percorrer cidades como Maracaju, Sidrolândia, Dourados, Naviraí, Caarapó e Ponta Porã. A equipe já tem conhecimento da falta de chuva na região Sul do Estado e inicia os levantamentos, que devem durar até terça da semana que vem, para dimensionar a realidade das produções.

A equipe 1 do levantamento, que percorreu Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste, finalizou os trabalhos ontem e identificou atraso na colheita.

No entanto, segundo o responsável pela equipe 1, Marcos Rubin, os municípios apresentam bom potencial produtivo.

“A região norte tem condições de manter boa produção, diferente do ano passado”, comentou, referindo-se ao início de 2011 quando o excesso de chuva provocou uma quebra na safra de soja.

Considerado principal levantamento técnico privado da produção nacional de soja e milho, o Rally da Safra 2012 divulga os resultados oficiais de produção de no início de abril.

Segundo estimativas pré-rally feitas pela Agroconsult, realizadora do evento, o Estado deve ter queda de 2% na produção de soja neste ano.

A perspectiva para a produção nacional é de 73,5 milhões de toneladas, 2% menos em relação à safra 10/11.

Segundo informações da assessoria, a equipe avalia, entre outros aspectos da produção, espaçamento entre plantas, população de plantas, peso, número e umidade de grãos, ocorrência de pragas e doenças.

Prosseguirá com testes de transgenia para ambas as culturas, análise de solo, avaliação do plantio direto na palhada e monitoramento de perda nas lavouras recém-colhidas ou em processo de colheita.

O Rally da Safra está em sua 9ª edição e, neste ano, percorre, ao todo, mais de 60 mil quilômetros. Além de Mato Grosso do Sul, a rota das equipes contempla lavouras do Distrito Federal, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Pará.

Nos siga no Google Notícias