ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Reativação de frigorífico é tema de reunião na Famasul

Redação | 17/04/2009 13:22

Na próxima quinta-feira (23), às 10h, a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul) vai reunir pecuaristas fornecedores do Frigorífico Independência para saber a opinião dos produtores a respeito da reativação da unidade da empresa em Nova Andradina.

Em meio a queda das exportação provocada pela crise internacional, o frigorífico optou pela recuperação judicial como melhor saída para continuar funcionando. Com isso o Independência ficou devendo cerca de R$ 50 milhões a pecuaristas do Estado. No processo de recuperação, os pecuaristas teriam prioridade no pagamento, pois a empresa necessita de gado para manter a produção.

Esta situação mudou com a reativação da unidade em Nova Andradina, pois os pecuaristas perdem a garantia de pagamento, o que pode ser uma manobra do frigorífico para garantir recursos sem a condição de quitar as dívidas.

O reflexo negativo da decisão nos empregos no setor pecuário seria imediato, avalia a Famasul. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a agropecuária é a maior empregadora em Mato Grosso do Sul. No primeiro trimestre de 2009, o setor gerou mais de 4 mil postos formais de trabalho.

Nos siga no Google Notícias