ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Receitas com mandioca transformam dona de casa em empreendedora

Caroline Maldonado | 29/03/2015 17:16
Sônia criou um creme com carne seca, coberto com mandioca palha (Foto: Divulgação/Senar)
Sônia criou um creme com carne seca, coberto com mandioca palha (Foto: Divulgação/Senar)
Luzia é viúva e cuida sozinha de um pequeno lote, em que planta de tudo um pouco (Foto: Divulgação/Senar)
Luzia é viúva e cuida sozinha de um pequeno lote, em que planta de tudo um pouco (Foto: Divulgação/Senar)

Ela era dona de casa e com uma receita após a outra surgiu a ideia de um pequeno restaurante especializado em pratos a base da raiz. Hoje, Sônia Almeida dos Santos, 54 anos, tem um caderno com 500 receitas e é referência quando se fala em pratos de mandioca, em Jardim, a 233 quilômetros de Campo Grande.

Sônia já participou de quatro cursos oferecidos pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), mas o de Beneficiamento e Transformação Caseira de Mandioca foi decisivo. “Quando participei do curso eu já sabia fazer goma de mandioca, pois aprendi com minha mãe. No entanto, a instrutora nos apresentou uma infinidade de receitas, além de ensinar a produzir polvilho doce, azedo e tapioca”, conta a alagoana que mora há 11 anos em Jardim.

O caderno tem receitas que todo mundo já conhece, mas algumas foram invenção da micro-empresária. “Fui convidada para participar apresentando um prato com mandioca e criei um creme com carne seca, coberto com mandioca palha. Realmente ficou muito saboroso e conquistei o 3º lugar no concurso. Me senti vencedora, pois competi com chefes de cozinha renomados”.

O incentivo que vem dos cursos também deu novos rumos à vida de uma moradora da área rural do município, no Assentamento Recanto do Miranda. Luzia Coronel Pereira, 62 anos, é viúva e cuida sozinha de um pequeno lote, em que planta de tudo um pouco.

“Participei de quatro cursos do Senar e todos me ensinaram muito. Fiz o curso de Transformação de Mandioca, Pães e biscoitos, Defumados e Embutidos, porém, o que mais me ajudou foi o de Controle do Orçamento Familiar”, relata a agricultora familiar, que hoje comercializa uma produção diversificada.

A rotina de trabalho começa as 5h. Luzia vende galinha caipira, ovos, queijo, verduras e legumes. “Com o último curso aprendi a controlar a entrada e saída de dinheiro e agora espero o curso de Criação de Frango Caipira, já que a procura é boa", destacou.

Nos siga no Google Notícias