ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Região sul avança, mas falta de chuva prejudica plantio de soja em MS

Priscilla Peres | 20/10/2016 09:30
Plantio da soja em MS começou no dia 16 de setembro. (Foto: Aprosoja/MS)
Plantio da soja em MS começou no dia 16 de setembro. (Foto: Aprosoja/MS)

O percentual do plantio do milho em Mato Grosso do Sul chegou a média de 36,4% no início de outubro. Municípios da região sul estão com o processo mais avançado graças a ajuda do clima, e chegam próximo dos 80% da área plantada.

Os dados da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) divulgados hoje, mostram que na região sul do Estado a média do plantio é de 50,6%. Destaque para Sete Quedas, onde os agricultores já plantaram 81% da área disponível para a cultura.

Na região, Ponta Porã, Amambai, Fátima do Sul e Vicentina, também se destacam com percentuais de 78%, 71% e 70% do plantio concluído, respectivamente. Na região central de MS, o percentual médio é de 18,1% da área plantada.

A falta de chuva na região norte tem prejudicado os agricultores. Por lá, quatro cidades ainda nem começaram a plantar, sendo Alcinópolis, Camapuã, Paraíso das Águas e Rio Verde.

A falta de umidade no solo prejudica a germinação da semente e, por isso, muitos produtores têm optado pelo adiamento do início do plantio. Nesta região, apenas 10% da área foi plantada.

A Aprosoja/MS estima que, até o momento, a área plantada total no Estado é de 917,3 mil hectares. Na comparação com o último relatório, a evolução do plantio na última semana foi de 20,2% no estado, ou seja, cerca de 509 mil hectares foram plantados entre 6 e 14 de outubro.

Nos siga no Google Notícias