ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Resolução estabelece vazio sanitário para produção de algodão em MS

Fabiano Arruda | 05/09/2012 09:51

Resolução publicada na edição desta quarta-feira no Diário Oficial do Estado estabelece período de vazio sanitário para a cultura de algodão para 12 municípios produtores em Mato Grosso do Sul.

A medida, da Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), é para combate e controle da praga chamada de “Bicudo Algodeiro” (Anthonomus Grandis, boheman).

O vazio sanitário vegetal vai de 1º de outubro a 30 de novembro nos municípios de Água Clara, Alcinópolis, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora.

A resolução leva em conta que a “destruição de restos culturais ou materiais inaproveitáveis de algodoeiro só é efetiva, no Estado, caso haja período de 60 dias entre a destruição dos restos culturais e o estabelecimento do início de plantio da safra seguinte”.

Outro agravante para a determinação é que Chapadão do Sul e Costa Rica são vizinhos contínuos de Chapadão do Céu (GO), onde o período de vazio vai até 30 de novembro.

A área de algodão em Mato Grosso do Sul é de 62 mil hectares e a produção estimada em 241,8 mil toneladas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), relativos à safra 2011/2012.

Nos siga no Google Notícias