ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Resolução prevê sacrifício de javalis em MS

Redação | 28/10/2010 06:58

Resolução conjunta entre três secretarias, publicada hoje, autoriza o sacrifício de javalis na bacia do Rio Ivinhema em Mato Grosso do Sul, atingindo 26 municípios.

A medida - editada em conjunto pela Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo), Semac (Secretaria de Meio Ambiente Planejamento, da Ciência e Tecnologia) e Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), trata a decisão como "controle ambiental" e é uma resposta às reclamações dos produtores rurais sobre a invasão de lavouras pelos javalis.

O animal, de origem européia, já teria provocado prejuízo de R$ 1 milhão só no município de Rio Brilhante. O assunto foi discuto em audiência na Assembleia Legislativa, no mês passado, e em reunião na Seprotur no dia 14.

O sacrifício dos animais, segundo a resolução publicada, vai ser coordenado por um grupo de invertenção a ser nomeado. A medida é emergencial e vale por tempo indeterminado.

Devem ser sacrificados javalis e seus híbridos, que "sejam considerados fauna exótica invasora ou que estejam mantidos em condições de cativeiro", como diz o texto.

As regras para o abate dos animais exigem que a ocorrência de javalis seja comunicada e esse grupo definirá como vai ser feito o sacríficio e ficará responsável pela operação.

Os animais serão capturados, com uso de armadilhas, por exemplo, e depois de mortos, serão enterrados em valas, que não devem ficar próximas a área de proteção ambiental nem ao lençol freático.

Base legal- A resolução se baseia em uma lei de 1967 que permite que sejam sacrificados animais quando considerados nocivos à agricultura ou à saúde pública mediante licença da autoridade competente.

Também é citado o artigo 37 da Lei 9605, de 12 de fevereiro de 1998, que descriminaliza o sacrifício de animais silvestres, quando expressamente autorizado pela autoridade competente e realizado com vistas à proteção de lavouras, pomares e rebanhos.

Outra base para a resolução é a Convenção de Diversidade Biológica da qual o Brasil é signatário, autorizando a erradicação de espécies exóticas que ameacem os ecossistemas e espécies locais.

São relacionados, ainda, pareceres dos órgãos ambientais que dão sustentação à decisão.

Nos siga no Google Notícias