ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Reunião discute crédito para agricultura familiar em MS

Redação | 26/01/2010 18:25

O coordenador nacional do Programa Mais Alimentos, Francisco Hercílio da Costa Matos, está reunido em Campo Grande, nesta terça-feira, com representantes do governo do estado, movimentos sociais, Banco do Brasil e demais entidades ligadas ao setor agropecuário para apresentar informações sobre o programa e fomentar a contratação no estado, da linha de crédito oferecida pelo Mais Alimentos.

Criado pelo MDA (Ministério de Desenvolvimento Agrário) para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas do país, o Mais Alimentos é uma linha de crédito do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que financia projetos de até R$ 100 mil, tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.

Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, via linha de crédito, financiar tratores, máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.

Na avaliação de Hercílio, o grande problema verificado nos estados com número baixo de contratos é a falta de informação. Ele frisa que isso acarreta a desmobilização e por isso o MDA articula junto aos parceiros a mudança na situação.

Depois de se reunir com dirigentes e representantes das instituições ligadas à agricultura familiar, o coordenador do Mais Alimentos visitará amanhã propriedades familiares localizadas em Sidrolândia que já foram beneficiadas com equipamentos adquiridos através do Programa. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias