ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Safra de soja sofre com o clima e estimativa é de 10% de perdas

Vinícius Squinelo | 06/01/2014 23:47

Com falta de chuvas, os agricultores de Mato Grosso do Sul já contabilizam perdas na produção de soja. De acordo com levantamento da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), cerca de 10% dos 6,5 milhões de toneladas estimados para a safra atual estão comprometidos. Com a estiagem, a nova estimativa do volume de produção cai para 5,8 milhões de toneladas, igualando ao que foi colhido na safra 2012/13.

De acordo com o presidente da Aprosoja/MS, Maurício Koji Saito, as lavouras do Estado estão na fase de enchimento dos grãos, o que aumenta a necessidade de chuvas e atenção. “A produção de soja é extremamente dinâmica e dependente de fatores climáticos. A orientação é que os agricultores tenham cautela na comercialização do grão e que evitem grandes investimentos”, afirma Saito.

No levantamento junto com os sindicatos rurais e empresas de assistência técnicas, a Aprosoja/MS aponta que os problemas com perdas na produção da oleaginosa se concentram ao Sul do Estado.

Devido à estiagem Dourados deve diminuir sua produção em 15%, Maracaju em 10%, Naviraí e Sidrolândia em 15%. Rio Brilhante registrou a maior perda, com cerca de 30% da soja comprometida, passando sua estimativa de colheita de 294 mil toneladas para 205 mil toneladas.

Saito garante que os números de perda podem oscilar. “Caso as chuvas ocorram em maior volume nos próximos dias, ela poderá contribuir para o enchimento dos grãos e recuperar parte da produção do Estado”, destaca o presidente. Segundo ele, aproximadamente 45% da safra 2013/14 foi comercializada antecipadamente.

Nos siga no Google Notícias