ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Seca dificulta plantio de soja em MS e apenas 6% de área está semeada

Renata Volpe Haddad | 08/10/2016 09:06
Apenas 6% da área em MS está semeada com soja. (Foto: Famasul/ Divulgação)
Apenas 6% da área em MS está semeada com soja. (Foto: Famasul/ Divulgação)

Dificuldades climáticas atrasaram o plantio de soja em Mato Grosso do Sul e atualmente, o Estado está com 6% da área semeada, bem atrás do Paraná e Mato Grosso.

Conforme dados apurados pela AgRural, de Curitiba, publicada na Folha de São Paulo, as máquinas estão trabalhando em ritmo mais acelerado no Paraná, onde o plantio de soja da safra 2016/17, chegou a 29%.

Já em Mato Grosso, o plantio do grão está com 19% de área concluída. No ano passado, devido às dificuldades climáticas, as máquinas haviam avançado em apenas 5% da área do Estado.

O plantio de soja da safra 2016/17 atingiu 11%, em média, no Brasil. Mato Grosso do Sul está bem abaixo da média e de acordo com a Embrapa Agropecuária Oeste, as chuvas de outubro ainda não são suficientes para deixar a umidade do sol em condição ideal para plantio.

Em Dourados, um dos município com maior área de plantio de soja, a maioria das lavouras cultivadas está na fase de emergência, quando a planta começa a brotar.

Segundo dados da Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul) prevê produção estadual de 7,79 milhões de toneladas do grão. A estimativa é de que sejam utilizados 2,520 milhões de hectares nesta safra e a produtividade alcance 51,5 sacas por hectare.

Em relação ao plantio, cidades da região Sul estão mais avançadas, com média de 8,3%. Porém, Ponta Porã, Sete Quedas, Laguna Carapã, Amambai e Aral Moreira apresentam 15% da semeadura concluída.

Nacional - A AgRural prevê uma área de 33,5 milhões de hectares com soja no país, com aumento anual de 0,8%. A produção potencial é calculada em 101 milhões de toneladas, com alta de 5%.

Os dados divulgados na quinta-feira (6) pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) indicam que o país deverá semear até 34,2 milhões de hectares com soja. Essa área poderá render até 104 milhões de toneladas.

Nos siga no Google Notícias