ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Senar amplia capacitação e oferece 313 cursos gratuitos em setembro

Caroline Maldonado | 02/09/2014 09:46
Em setembro serão oferecidos 313 cursos gratuitos em diversas áreas (Foto: Divulgação/Senar)
Em setembro serão oferecidos 313 cursos gratuitos em diversas áreas (Foto: Divulgação/Senar)

Produtores e trabalhadores do campo terão oportunidade de participar de 313 cursos gratuitos oferecidos pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul). Neste mês, o instituto estima capacitar 4,7 mil pessoas, quase mil a mais do que o número de qualificados no mês de agosto.

Para a coordenadora da Unidade Educacional do Senar, Maria do Rosário de Almeida, a variedade de cursos e o aumento de vagas ofertadas neste mês comprovam a crescente demanda por mão de obra qualificada no campo. “Os produtores e trabalhadores rurais estão percebendo a necessidade de investir em mais conhecimento, se capacitar e agregar novas técnicas e conhecimentos ao seu trabalho. Nesse momento, o Senar desempenha papel fundamental, levando de forma gratuita novos valores e perspectivas ao trabalho desenvolvido no campo”, avalia.

Cursos – Dentre os cursos que se destacam está o “Manejo Básico de Pomar”, que terá três edições em setembro. Agricultores das regiões de Rio Verde de Mato Grosso, Sidrolândia e Campo Grande aprenderão as técnicas adequadas para as culturas de figo, maracujá e banana, como fazer a escolha da área de plantio, seleção de mudas, correção e adubação, plantio, colheita e comercialização.

Como a silvicultura é alternativa para integração na propriedade, além de ser um segmento crescente no Estado, que atrai o interesse de muitos produtores, o Senar oferece nos dias 10 e 11 de setembro, capacitação para o “Cultivo de Eucalipto”, no município de Ivinhema. Já produtores interessados em construir viveiros de peixes poderão participar do curso “Implantação e Manejo Básico de Piscicultura”, que será oferecido em Campo Grande de 8 a 10 de setembro.

A qualificação “Criação e Manejo de Abelhas Indígenas Sem Ferrão”, que acontecerá em Dourados entre 17 e 19 de setembro, dará suporte aos proprietários que desejam instalar um melipolinário, uma espécie de abrigo de abelhas, utilizando procedimentos adequados com base na importância e perspectiva da cultura, bem como a colheita do mel e seu beneficiamento.

Mais informações sobre as capacitações oferecidas pelo instituto em setembro, estão disponíveis no site www.senarms.org.br ou pelo (67) 3320-9700. Os sidicatos rurais dos municípios também dão orientações sobre os cursos do Senar.

Nos siga no Google Notícias