ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Senar oferece 311 cursos gratuitos para produtores do Estado em outubro

Caroline Maldonado | 30/09/2014 10:20
Quem já participou do curso básico de Apicultura, poderá se inscrever no avançado, em Água Clara, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso (Foto: Divulgação/Senar)
Quem já participou do curso básico de Apicultura, poderá se inscrever no avançado, em Água Clara, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso (Foto: Divulgação/Senar)

Produtores dos interior do Estado podem participar de 311 cursos gratuito que serão oferecidos pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso do Sul) em outubro. Serão capacitados 4,6 mil pessoas, entre trabalhadores e produtores rurais.

Nos municípios de Camapuã, Sidrolândia, Naviraí e Anaurilândia, será oferecido curso de Plantio e Manejo Básico de Pomar. Os participantes terão instrução sobre diversas variedades de frutas cítricas, abacaxi, coco, maracujá e uva. O curso de cultivo de maracujá acontecerá também em Sidrolândia. Segundo o Senar, durante a qualificação, são ensinadas as técnicas adequadas para cada cultura, como considerações gerais das frutíferas, escolha da área, tratos culturais, sanidades, aspectos sociais e técnicos, plantio, colheita e comercialização dos frutos.

Aos interessados no manejo de animais, o Senar oferece os cursos de Criação de Frango tipo Caipira em São Gabriel do Oeste, em Jaraguari e Aral Moreira; Criação de Ovinos de Corte: Manejo Reprodutivo, em Bela Vista e Criação de Bezerras e Novilhas para a Produção de Leite nos municípios de Naviraí, Iguatemi e Glória de Dourados.

Para os agricultores, a entidade realizará em Maracaju, Dourados e São Gabriel do Oeste o curso de Análise e Classificação de Grãos voltados para soja e milho. Os participantes serão instruídos quanto a classificação de grãos conforme normas do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Brasilândia e São Gabriel do Oeste receberão o curso de Armazenagem de Grãos, que trata do gerenciamento por meio de secagem, beneficiamento e armazenagem.

O curso de Apicultura Básica, que vêm despertando cada vez mais o interesse de produtores rurais do Estado, terá 10 edições em outubro, abordando aprendizado da instalação de apiários na propriedade e conhecimentos como histórico da apicultura, biologia das abelhas, custos, instalações, transporte, pragas e doenças. A capacitação está agendada nos municípios de Porto Murtinho e terá duas edições em Água Clara.

Em Água Clara, Porto Murtinho e Rio Verde de Mato Grosso, quem já participou do curso de Apicultura Básica, poderá participar do curso avançado. Serão ensinadas técnicas de manejo, alimentação, controle de enxameação e ponto de colheita do mel. Em Aral Moreira, Rio Verde de Mato Grosso e Bela Vista, haverá também a capacitação em Produção de Pólen.

Todos os cursos são gratuitos, de acordo com o Senar. Quem se interessar pelas capacitações deve procurara o Sindicato Rural do município. Também há informações no site www.senarms.org.br ou pelo telefone (67) 3320-9700.

Nos siga no Google Notícias