ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Setor produtivo do sul de MS se reúne para validar zoneamento agrícola

Fernanda Yafusso | 21/09/2016 20:57
Setor produtivo se reúne na Embrapa para debater sobre validação de zoneamento agrícola (Foto: Embrapa)
Setor produtivo se reúne na Embrapa para debater sobre validação de zoneamento agrícola (Foto: Embrapa)

O setor produtivo da região sul de Mato Grosso do Sul se reuniu na última na terça-feira (20) na Embrapa Agropecuária Oeste em Dourados, município distante 233 km de Campo Grande, para realizar a validação das informações que farão parte do Zarc (Zoneamento Agrícola de Risco Climático). Instrumento técnico-científico de política agrícola e de gestão de riscos na agricultura.

As informações coletadas durante a reunião serão analisadas e submetidas ao Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), responsável pela publicação da versão final do zoneamento no Diário Oficial. E o trabalho de validação está sendo feito em relação a definição da viabilidade técnica da safra de milho 2017 e da safra de soja 2017/18.

Para o Superintendente Federal do Mapa no Estado, Celso de Souza Martins, essa é uma etapa inédita na metodologia de realização do Zarc e que antecede a publicação no Diário Oficial. "O setor produtivo tem a oportunidade de sugerir alterações e formas de apresentação dos resultados".

A participação de instituições representativas do setor produtivo do Sul do Estado na reunião contribuiu para refinar as informações de modo a melhor adequá-las à realidade climática do campo e caracteriza-se como um momento inédito e um importante passo para melhorias no ZARC da região.

"A passagem da responsabilidade de atualização das informações do ZARC como uma das atribuições da Embrapa significa um avanço muito grande para a região. A Embrapa detém tanto tecnologia como conhecimento de clima e outras características produtivas das principais culturas do Estado. Esse foi um importante momento de aproximação entre a realidade e a potencialidade produtiva das cultivares nas diferentes regiões do MS", disse Celso Martins.

Já o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz, comenta que a coordenação desse trabalho nacional está sendo feita pela Embrapa Informática Agropecuária em Campinas (SP). Ela conta com a participação de diversas Unidades da Embrapa e sugestões do grupo irá fazer a avaliação da pertinência ou não das mesmas.

Zarc é uma ferramenta muito útil e dinâmica, segundo Fietz. "O Zarc é uma ferramenta de análise e como tal necessita de atualização constante, inclusive com a inserção de parâmetros de novas cultivares, com ciclos e comportamentos diferentes culturas e variedades. Não é estática e nunca vai ficar pronta, demanda pesquisas e atualizações constantes", explica Fietz.

O pesquisador destaca ainda que leva em consideração, de forma ampla, inúmeros aspectos regionais, tais como: variabilidade climática, solo, características ecofisiológicas da culturas e quantificação do risco de cada época de semeadura para cada região.

Nos siga no Google Notícias