ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Showtec 2015 vai apostar em giros tecnológicos para divulgar novidades

Caroline Maldonado | 05/12/2014 11:47
Lançamento reuniu representantes do setor e autoridades (Foto: Caroline Maldonado)
Lançamento reuniu representantes do setor e autoridades (Foto: Caroline Maldonado)

Giros tecnológicos são a novidade da 19ª edição do Showtec, evento para divulgação de tecnologias para o campo, lançado hoje (5) na sede da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). Produtores terão a oportunidade de conferir a aplicação de novos recursos em lavouras, pecuária de corte e produção de leite em espaços, que ocuparão 12 hectares da Fundação MS, em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande.

Outro diferencial da feira, marcada para 21 a 23 de janeiro de 2015, é a exposição de empresas que prestam serviços à produtores rurais. Segundo o diretor executivo da Fundação MS, Renato Roscoe, a oferta de serviços é crescente da área rural, o que levou a feira a abrir espaço para essas empresas. “Haverá oferta de serviços desde componentes mecânica à consultoria de gestão, que é um setor muito importante para estruturação do agronegócio no Estado”, revela o diretor executivo.

De acordo com Renato, Mato Grosso do Sul está a frente quando se fala em tecnologia no campo, em especial por conta de investimentos de várias instituições em pesquisas. “Com certeza, o agronegócio do Estado é vanguarda no Brasil, é referência em tecnologia”, destaca. O caráter empreendedor dos produtores rurais e aceitação as novas tecnologias também impulsionam o setor, na avaliação do presidente da Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), MaurícioSaito.

Maurício explica que comunidades científicas se articulam de modo a apoiar produtores, que tem o desafio de elevar a produtividade a cada dia, com sustentabilidade e sem aumento de área para atender uma demanda mundial, em que o Estado é responsável por elevar em 40% a produção de alimentos nos próximos 40 anos.

“A tecnologia é difundida no país inteiro, talvez Mato Grosso do Sul tenha um diferencial que é a junção de forças de instituições que trabalham em conjunto pró produtor rural. Nisso o Estado é um exemplo pelo fato de somar forças. Posso citar a Fundação MS, Embrapa, Fundação Chapadão, Arosoja, Sistema Famasul, todos trabalham em prol do produtor”, enfatizou Maurício.

O evento, que é considerado pelo setor “o futuro do agronegócio”, para o prefeito de Maracajú traz diversos benefícios ao município. “Em poucas palavras, a Showtec é tudo de bom”, define ao ser questionado sobre os ganhos com a realização da feira. O prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), também prestigiou o lançamento da feira e recebeu elgios de representantes do setor do agronegócio com relação a atuação de sua gestão no âmbito do incentivo a produtores de leite, entre outros.

Showtev terá oferta de serviços desde componentes mecânica à consultoria de gestão (Foto: Caroline Maldonado)
Showtev terá oferta de serviços desde componentes mecânica à consultoria de gestão (Foto: Caroline Maldonado)

Giros – Estações instaladas na propriedade da Fundação MS, receberão os produtores com informações e mostras sobre condicionamento das principais variedade de soja do Estado, controle biológico de pragas, efeitos da compactação do solo, integração lavoura e pecuária, reforma de pastagens, entre outros.

“O produtor vai poder conferir as tecnologias já implantadas nos 12 hectares da feira. Todas as empresas participantes levam o que há de melhor. Teremos lançamento de variedades de soja, híbridos de milho, produtos para proteção de cultivos e parte de máquinas e implementos também é muito forte”, explica o pesquisador da Fundação MS, Alex Maciel Melatto.

Nos siga no Google Notícias