ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Simpósio internacional sobre carrapatos será em abril na Capital

Nyelder Rodrigues | 04/03/2013 21:54

As pesquisas desenvolvidas para combater os carrapatos bovinos são um dos principais assuntos que serão debatidos no Simpósio Internacional sobre Controle do Carrapato e Doenças Transmitidas, em Campo Grande.

O evento acontece nos dias 15 e 16 de abril, no auditório Nelore da Embrapa Gado de Corte. O objetivo é propagar informações sobre novas tecnologias para o controle do ecto parasite e a epidemiologia das doenças transmitidas.

Conforme a Embrapa, existem atualmente 900 espécies de carrapatos no mundo. A espécie Rhipicephalus (Boophilus) microplus, o carrapato-do-boi, é apontado como o responsável por muitos estragos nos rebanhos de pecuária de corte e leiteira no Brasil.

Entre os efeitos no animal, estão a perda de peso, lesões na pele e no couro, anemia, e outras enfermidades que causam queda na produção tanto de carne como de leite. Para tentar controlar a doença, o uso de carrapaticidas é a forma adotada pelos produtores, que abrem mão do recurso quando o nível de infestação está alto.

Diante das indefinições para definir qual a melhor forma de aplicar os carrapaticidas, a Embrapa Gado de Corte conduz estudos sobre os carrapatos, identificando diferentes situações.

É possível que o produtor rural envie à Embrapa amostras de carrapatos encontrados em sua propriedade para identificação de uma possível presença de resistência aos produtos mais utilizados no mercado.

Após os exames laboratoriais são disponibilizadas orientações técnicas, conforme os resultados apresentados. Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas pelo site http://cloud.cnpgc.embrapa.br/controle-do-carrapato-ms.

Simpósio - O Simpósio recebe trabalhos até o dia 15 de março, através do e-mailcarrapatos@cnpgc.embrapa.br, com premiação para o melhor paper. Outras informações sobre o simpósio, como programação, palestrantes, inscrições, entre outros, estão disponibilizadas no site http://cloud.cnpgc.embrapa.br/tick.

Nos siga no Google Notícias