ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Sindicato Rural pedirá estado de emergência no Pantanal

Redação | 24/09/2010 10:21

O Sindicato Rural de Corumbá pedirá que a prefeitura decrete estado de emergência na planície pantaneira. A prolongada estiagem e o ciclo de cheias normais afetam o Pantanal e regiões, como a Nhecolândia, a escassez de água chega a níveis desérticos.

O presidente do sindicato, Raphael Domingos Kassar, solicitou parecer da Embrapa Pantanal para embasar a solicitação ao município.

Os produtores rurais acreditam que a falta de chuvas começa a afetar drasticamente a atividade pecuária e encarece o custo de produção, já elevado na região por dificuldades naturais e falta de infraestrutura.

O Sindicato Rural encaminhou pedido de dados meteorológicos a chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Kawakami de Resende, de janeiro a setembro deste ano, cujas informações estão sendo levantadas pela instituição de pesquisa.

Na próxima semana a diretoria da entidade ruralista pretende se reunir com o prefeito Ruiter Cunha (PT) para discutir a decretação do estado de emergência.

Seca - Os produtores da subregião da Nhecolândia informam que as lagoas e baias estão secando e os açudes já não tem mais água e também foram registradas mortes de mortes de bovinos.

As chuvas que caíram na planície no último dia 15, atingindo até 35 milímetros em algumas propriedades, não foram suficientes para amenizar o problema, apontou Kassar.

As subregiões do Piquiri e Paiaguás também são castigadas pela seca. As condições hídricas normais ocorrem apenas nas áreas sob influência das inundações causas pelo Rio Taquari.

Nos siga no Google Notícias