ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Sistema de integração da suinocultura e avicultura será debatido nesta terça

Vinícius Squinelo | 25/11/2013 22:43

Com o objetivo de fortalecer o sistema de integração da avicultura e suinocultura e apresentar os pontos do Projeto de Lei 6459/2013, que regulamenta as relações contratuais entre produtores integrados e agroindústrias integradoras, será realizado nesta terça-feira (26), no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS, a partir das 13h30, o Circuito de Fortalecimento da Integração de Aves e Suínos.

O evento será apresentado pelo coordenador da Comissão Nacional de Aves e Suínos da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Fernando Cesar Ribeiro, com a participação do assessor técnico da comissão, Victor Ayres.

Para o coordenador, o Circuito servirá para as duas partes envolvidas tirarem suas dúvidas sobre o projeto de lei e assim promover o fortalecimento das duas cadeias produtivas. "Daremos destaque a três parâmetros do projeto de lei em questão. O primeiro é a criação do Fórum Nacional de discussão, que será paritário, ou seja, com representantes dos produtores e das integradoras por Estado. O segundo é a criação da Comissão de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadec) que, no âmbito regional, debaterá as questões do sistema de integração e o terceiro parâmetro é que quando as indústrias forem realizar os pagamentos, considerem também os custos operacionais", afirmou Ribeiro.

De acordo com o assessor técnico, Victor Ayres, o momento é ideal para dar maior estabilidade a estes dois segmentos que estão entre os principais do agronegócio brasileiro. "Em 2013, a suinocultura tem apresentado recuperação. Um dos motivos é a redução do peso dos animais para abate, o que diminuiu a oferta deste tipo de carne, associado ao aumento da demanda no segundo semestre, com o crescimento das compras por parte das indústria para a elaboração de produtos natalinos. Este desequilíbrio entre oferta e demanda tem deixado os preços interessantes. Na avicultura, apesar do movimento de mercado ser menos perceptível à análise, vemos que os animais, por terem um ciclo mais curto, operam atendendo a demanda", ressaltou.

Informações da Unidade Técnica do Sistema Famasul mostram que entre janeiro e outubro deste ano, a produção de carne de frango de Mato Grosso do Sul totalizou 128,7 mil toneladas. Já as vendas internacionais de carne de frango 'in natura' acumularam 112,6 mil toneladas. Ao longo deste ano, o preço da carne de frango na praça produtora apresenta média de R$ 4,12 o quilo. No setor de suínos, a produção registrou, no período analisado, um total de 86,8 mil toneladas. As exportações do setor atingiram 10,5 mil toneladas entre janeiro e outubro de 2013. O valor do quilo do suíno em 2013 atinge média de R$ 5,98 o quilo.

Nos siga no Google Notícias