ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Técnica de plantio sustentável é referência para europeus e africanos

Caroline Maldonado | 26/01/2015 07:53
Engenheiro Agrônomo mostra como detectar compactação do solo e adotar plantio direto para não perder em produtividade (Foto: Divulgação/Showtec)
Engenheiro Agrônomo mostra como detectar compactação do solo e adotar plantio direto para não perder em produtividade (Foto: Divulgação/Showtec)

O tráfego de máquinas e pisoteio de animais podem ser um problema para a produtividade de grãos, pois o solo fica compactado. O assunto ainda é desafio para produtores, mas existe uma forma de evitar prejuízos e pesquisadores de Mato Grosso do Sul são referência para agricultores de países como Senegal, na África, e França, na Europa.

A alternativa para impedir a compactação do solo é o sistema de plantio direto, com rotação de culturas que garantem a cobertura vegetal, segundo o engenheiro agrônomo Ricardo Ralish. O especialista conta que muitos países buscam o conhecimento de como aliar produtividade com sustentabilidade no Brasil. “São países que conseguem alta produtividade mas apresentam problemas de solo”, diz o engenheiro.

A compactação de solo acaba limitando a produção de grãos, pois dificulta o desenvolvimento do sistema radicular das plantas. “A fertilidade do solo é medida pela sua capacidade em fornecer nutrientes às plantas e na capacidade de absorção de água. As causas da compactação são em função do intenso tráfego de máquinas e equipamentos em condições de solo úmido e o pisoteio animal”, explica Ralish.

Ferramentas de análise de compactação de solo foram apresentadas na sexta-feira (23) durante giro tecnológico, na 19ª edição do Showtec, em Maracaju. O engenheiro agrônomo comandou o giro alertando os produtores sobre a queda de fertilidade do solo com a compactação. Ele recomenda aos produtores detectar a compactação, ao pressionar um canivete sobre o solo ou usar o aparelho chamado de penetrômetro, e então adotar o plantio direto para não perder em produção.

Nos siga no Google Notícias