ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Trabalhadores do setor sucroenergético recebem capacitação em Angélica

Vinícius Squinelo | 10/10/2013 23:33

O setor sucroenergético gera cerca de 130 mil empregos nas 25 usinas instaladas em Mato Grosso do Sul. As informações foram divulgadas em palestra no 7º Canasul, em Dourados. Nas companhias sucroenergéticas, a colheita mecanizada gera postos fixos de trabalho com profissionais mais qualificados, o que garante melhor remuneração.

Com o objetivo conscientizar os trabalhadores do setor através de práticas e cuidados com os resíduos e na preservação dos recursos naturais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/MS – Sistema Famasul) oferece o curso de ‘Educação ambiental para trabalhadores do setor sucroenergético’, no município de Angélica, nos dias 15 e 16 de outubro.

O instrutor do Senar, Laurindo Petelinkar, destaca que atualmente a correta gestão ambiental é essencial nas indústrias. “Através de conhecimentos acerca da composição dos recursos presentes no meio ambiente e de conceitos ecológicos, os participantes poderão aplicar esses princípios no dia-a-dia, desde a correta destinação de resíduos, do lixo e de agrotóxicos a melhorar ambiente de trabalho de maneira sustentável”, explica.

O curso é voltado tanto para as áreas agrícola e industrial, mas em específico para o trabalho no campo. Segundo Petelinkar, questões como riscos ambientais, saúde e segurança no trabalho são temas de relevância a serem debatidos nas companhias sucroenergéticas. “A companhia que demonstra boa gestão de mercado adota postura e é vista com bons olhos pelo consumidor”, salienta.

O Senso Japonês de Utilização, mais conhecido como 5S, é aplicado na capacitação com o objetivo de evitar desperdícios, melhorar relacionamentos, facilitar atividades e a localização dos recursos. O 5S, em japonês, é uma sigla formada pelas iniciais de cinco palavras nipônicas e assemelha aos princípios de vivência.

Nos siga no Google Notícias