ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

União Européia suspende compra de carnes brasileiras

Redação | 30/01/2008 12:24

A União Européia anunciou a suspensão de compra de carnes brasileiras, por conta da rastreabilidade. A Europa só admite que 300 propriedades do País estejam aptas, mas o governo brasileiro indica mais de 2,8 mil. A falta de rastreabilidade foi o principal problema apontado durante missões técnicas que visitaram vários estados brasileiros no fim do ano passado, dentre elas o Mato Grosso do Sul.

O Estado está impedido de exportar para os Países daquele continente desde outubro de 2005, por conta da febre aftosa, e dele também outros como o Paraná e São Paulo. Apesar disso, o presidente da Acrissul (Associação de Criadores de MS), Laucídio Coelho Neto, acusa a Europa de criar obstáculos para a carne brasileira.

Pelo novo sistema de rastreabilidade, menos de 15% do rebanho de Mato Grosso do Sul estão em situação regular para exportação, número que apesar de pequeno é o maior do País, segundo a SFA (Superintendência Federal de Agricultura).

Laucídio diz que o novo sistema é oneroso e complicado. No antigo sistema, diz cerca de 80 mil propriedades estavam cadastradas e hoje são apenas 10 mil, sendo que cerca de 50% ficam em Mato Grosso do Sul. Laucídio defende retaliação à Europa suspendendo também a importação de produtos daquele continente, como foi feito na gestão do ex-ministro da agricultura, Pratini de Moraes.

A Europa enviará uma missão veterinária no dia 25 de fevereiro ao Brasil, para novas vistorias. Até a conclusão do relatório sobre estas vistorias nenhuma carne bovina brasileira poderá entrar no mercado europeu. O Itamaraty já prevê a interrupção das exportações brasileiras por cerca de dois meses.

Nos siga no Google Notícias