ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Unidades florestais da MMX em MS recebem certificação

Redação | 09/04/2009 17:42

Unidades florestais da empresa MMX, separadas em cinco fazendas localizadas nas regiões de Anastácio e Dois Irmãos do Buriti, receberam o selo de certificação do programa brasileiro Cerflor (Certificação Florestal). O documento é importante, pois garante que a empresa tem compatibilizado a implantação e manejo das florestas aos mais exigentes e modernos preceitos ambientais, sociais e econômicos.

O programa de certificação durou um ano e atesta que a MMX está cumprindo o que determina a legislação nacional. São exigências requeridas para se obter o certificado de que haja o uso racional dos recursos florestais em busca da sustentabilidade, além do zelo pela diversidade biológica e o respeito à conservação do solo, dos recursos hídricos e do ar.

Quesitos como investimentos no desenvolvimento ambiental, econômico e social das regiões em que essas unidades estão instaladas também são essenciais para que o Cerflor seja entregue. Em Mato Grosso do Sul, por exemplo, as políticas de relacionamento com trabalhadores florestais e comunidades locais foram consideradas ações de destaque durante o processo de obtenção da certificação, que foi concluída em fevereiro do ano passado.

Cerca de 11,7 mil hectares de manejo foram certificados nas unidades florestais do Estado em áreas pertencentes à MMX e parceiros. A empresa optou pelo Cerflor porque esta certificação brasileira é internacionalmente reconhecida pelo PEFC (Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes), - principal selo certificador no mundo. Dois terços das florestas certificadas mundialmente possuem o selo do PEFC.

Nos siga no Google Notícias