ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Usina arrenda 8 mil hectares e não paga produtores

Redação | 10/06/2009 09:00

A usina Rio Paraná, que pertence aos donos da Usaciga (Usina da Cidade Gaúcha), deixou de pagar pelo arrendamento de oito mil hectares e hoje já deve para 15 produtores em Eldorado. Alguns estão recorrendo à Justiça para receber os valores.

O presidente do Sindicato Rural de Eldorado, Manoel Simões Júnior, afirma que a usina se estabeleceu no município, mas nunca chegou a entrar em atividade.

Agora os produtores rurais estão sem receber e suas terras ficam sob risco porque a produtividade despencou.

O pecuarista Seni Rodrigues de Moraes, que mora em Goiânia, arrendou mais de dois mil hectares para a usina. Ele conta que após a ocorrência dos casos de febre aftosa, em outubro de 2005, os produtores ficaram desnorteados e viram no setor sucroalcooleiro uma boa oportunidade.

Segundo ele, os empresários abordaram os produtores e propuseram o arrendamento. Em 2006 ele fechou contrato arrendando a área por 24 anos e vendeu seu rebanho de 5 mil bovinos.

Porém, neste ano de 2009 a primeira parcela do pagamento, de R$ 600 mil, venceu em abril e não foi paga. "Quando ligo para a usina desligam na minha cara", diz Seni.

Há três semanas o produtor entrou na Justiça para garantir a retomada das terras. O que preocupa o produtor é que a audiência de conciliação foi marcada para 6 de outubro e no dia 20 de outubro vence a segunda parcela do arrendamento.

O vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Riedel, afirma que a entidade vai procurar a associação do setor usineiro para interceder pelos produtores rurais.

Ele afirma que os produtores reconhecem a crise no setor, mas procura um canal de negociação para que os compromissos junto aos produtores sejam honrado.

Na linha preventiva a entidade pretende orientar os produtores quanto à questão contratual para que haja segurança.

O Campo Grande News entrou em contato com a Usaciga por telefone e e-mail, mas até o momento não recebeu retorno.

Nos siga no Google Notícias