ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Uso da madeira como fonte de energia é tema de seminário nesta semana

Priscilla Peres | 09/11/2014 10:34
Estimativa é que mais da metade da madeira do país seja usado para produzir energia. (Foto: Famasul)
Estimativa é que mais da metade da madeira do país seja usado para produzir energia. (Foto: Famasul)

Nesta semana, um seminário vai debater sobre o uso de fontes de energia como a madeira e as tecnologias com o tema ‘Biomassa e Madeira Nobre: Novas oportunidades de negócios’, ministrada pelo pesquisador da Embrapa Floresta, Antônio Bellote. A palestra acontece nos dias 13 e 14 de novembro, em Campo Grande.

A madeira é uma das fontes de energia mais utilizada no Brasil e a estimativa é que mais da metade de toda matéria-prima usada no país é utilizada para essa finalidade. Além disso, o uso de fontes energéticas renováveis e ambientalmente mais corretas na produção é o grande desafio não só do país como do mundo.

“Novidades como o Bio-óleo, que é o líquido extraído de árvores e utilizado principalmente como combustível para a geração de energia elétrica, e a lignina, que é uma molécula presente em praticamente 25% da madeira do eucalipto e indicada como alternativa para a indústria de papel e celulose, serão apresentados como fonte de energia para os próximos anos”, explica Bellote.

Este é um dos pontos da apresentação que terá também assuntos como o uso tradicional da madeira (carvão e lenha) e a matriz energética nacional com a efetiva participação desta matéria-prima. Outra abordagem da palestra será o uso da madeira nos diversos setores produtivos entre eles, no agronegócio.

Evento – O seminário faz parte do programa Mais Floresta, desenvolvido pelo Senar/MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). O objetivo é consolidar o potencial regional para atividades ligadas à silvicultura no Mato Grosso do Sul.

O primeiro dia do evento (13) consistirá num ciclo de palestras realizado na sede da Famasul. A segunda etapa do evento (14) é um dia de campo, com apresentação de máquinas, equipamentos e produtos para o plantio de eucalipto e mogno e processos de plantio, na sede da Embrapa Gado de Corte. Mais informações no site http://senarms.org.br/projetos/mais-floresta/

Nos siga no Google Notícias