ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Uso de tecnologias no cultivo da soja é tema de seminário

Liana Feitosa | 21/08/2014 14:37
O uso da tecnologia no cultivo da soja é tema de evento na próxima terça (26), em Nova Andradina.(Foto: Divulgação)
O uso da tecnologia no cultivo da soja é tema de evento na próxima terça (26), em Nova Andradina.(Foto: Divulgação)

Discussões sobre o cultivo de soja são o foco do Seminário de Atualização Tecnológica da Soja, que acontece na Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados, distante 233 km de Campo Grande. O evento, que atraiu em torno de 100 participantes, se encerra hoje (21). Na próxima terça (26), será a vez de Nova Andradina, distante 300 km da Capital, receber o evento.

Profissionais e técnicos do agronegócio, agentes da ATER (Assistência Técnica de Extensão Rural), consultores técnicos e acadêmicos dos últimos anos de ciências agrárias estão entre os participantes. O objetivo é promover a compreensão das vantagens da tecnologia e possibilitar a prática adequada ao produtor.

"Quanto mais informação tivermos, mais facilidade teremos para convencer os produtores a adotarem as tecnologias. Muitas vezes, eles acham que as novas tecnologias vão gerar mais custos, mas, na verdade, elas vão ajudar a aumentar a rentabilidade com sustentabilidade", explica Haroldo Pradela, consultor e engenheiro agrônomo. "As tecnologias são desenvolvidas em um ritmo acelerado e é preciso estar atualizado para prestar um bom serviço ao produtor rural", completa.

O também engenheiro agrônomo e produtor rural Everton Gelain, participa do evento para trocar experiências com consultores e técnicos. Dessa forma, espera saber se outros produtores estão adotando as tecnologias. Isso porque ele utiliza, juntamente com o pai, o consórcio milho-braquiária em 100% da sua propriedade. Por isso, entende a importância de conhecer mais a tecnologia para ter certeza se realmente vale a pena investir no consórcio. "É importante sempre buscar novidades e ficar informado sobre os resultados da pesquisa", afirma.

Palestras - A Embrapa Agropecuária Oeste, por meio do departamento de Transferência de Tecnologia promove reuniões frequentes para debater as necessidades do setor. Os encontros são possíveis com a ajuda de parceiros de cooperativas, consultores e técnicos. Para a iniciativa promovida em Dourados foram escolhidos temas como fixação biológica de nitrogênio, fertilidade do solo no sistema soja-milho safrinha, nematoides, manejo de pragas e posicionamento de cultivares.

"As reuniões com o setor, seguidas da atualização tecnológica, são uma estratégia que a Embrapa Agropecuária Oeste está utilizando para que as tecnologias possam, efetivamente, chegar ao produtor rural", amplia Auro Akio Otsubo, chefe adjunto de Transferência de Tecnologia da Unidade de Pesquisa da Embrapa, em Dourados. "Se elencarmos as áreas sob a responsabilidade dos técnicos e consultores aqui presentes, vamos ver que é uma área significativa onde esses conhecimentos vão chegar", conclui.

Para o o chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, a atualização tecnológica deve ser um assunto recorrente na unidade. "Isso já vem sendo feito pela Embrapa Agropecuária Oeste e assim vamos continuar com atualizações sobre outras culturas. Já temos, por exemplo, um programa com bastante potencial para a cana-de-açúcar", ressalta Asmus.

Para ele, é indispensável promover discussões de forma antecipada à safra, debatendo os avanços tecnológicos para, então, colocá-los em prática. "É possível evoluir conjuntamente em benefício de toda a cadeia produtiva do setor agrícola. Por isso é importante manter vivo o programa de atualização", assegura.

Programação - Temas relacionados à soja também serão abordados em um novo evento no dia 9 de setembro, em Naviraí, distante 366 km de Campo Grande. A programação do evento que ocorrerá na próxima terça-feira (26), em Nova Andradina, pode ser conferida no site: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/1977848/atualizacao-tecnologica-da-soja-realizada-a-pedido-de-tecnicos-e-consultores.

Nos siga no Google Notícias