ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Uso do solo na agropecuária agora é monitorado via satélite em MS

Nícholas Vasconcelos | 08/05/2013 19:48

O uso e a ocupação do solo para plantio de grãos, pastagem e agricultura agora são monitorados via satélite em Mato Grosso do Sul. Lançado nesta quarta-feira (8), o Siga Web (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio) é uma versão online do sistema que já monitora a produção de grãos no Estado.

Desenvolvido pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul), o projeto aborda não só grãos, mas toda a forma de ocupação do solo e ocupação por outras culturas com mapeamentos e dados gráficos.

“Além de dados numéricos, o projeto nos auxilia no contato direto com o agricultor e com sua atividade, o que possibilita avaliar ações e trocar conhecimentos que contribuam para a rentabilidade e sustentabilidade da área destinada ao cultivo de grãos no Estado”, afirma Lucas Galvan, diretor executivo da Aprosoja.

Dados do Siga mostram a safra recorde de soja e a expectativa para o plantio de milho na safrinha em MS. No ciclo 2012/13 foram destinados 2 milhões de hectares para a cultura da soja e foram colhidas aproximadamente 48 sacas por hectares, gerando um volume de 6 milhões de toneladas da oleaginosa.

Já na segunda safra de milho, os agricultores destinaram uma área equivalente a 1,4 milhões hectares, com a expectativa de produção média de 83 sacas por hectare com 6,8 milhões de toneladas.

O presidente da Aprosoja/MS, Almir Dalpasquale, explica que o Siga Web foi criado para agregar informação. “Além dos números vamos exibir por meio de uma página online, a distribuição exata de cada cultura, que passa a ser monitorada via imagens de satélite. A intenção é utilizar essas informações para elaborarmos estratégias econômicas e sustentáveis, além de disponibilizarmos com facilidade dados que possam atrair investimentos”, disse.

No site Sigo Web há vídeos que explicam o passo a passo para acessar as informações, já que é preciso fazer um cadastro. Para acessar o projeto clique aqui.

Nos siga no Google Notícias