ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Vacinação da aftosa em MS será em maio e novembro, define ministério

Jorge Almoas | 01/04/2011 16:02

Ministério divulgou hoje o calendário para todo o Brasil

A vacinação do rebanho bovino e bubalino de Mato Grosso do Sul se dará em duas etapas, divulgou nesta sexta-feira o Ministério da Agricultura e Abastecimento. O calendário contempla os meses de maio e novembro, no Planalto e no Pantanal.

Em maio, todo o rebanho no Planalto será imunizado no período de 1º a 30 de maio, tal como o Campo Grande News havia adiantado nesta semana. No Pantanal, os produtores podem optar por imunizar todo o gado em maio (de 1º de maio a 15 de junho) ou em novembro (de 1º de novembro a 15 de dezembro).

Com o reconhecimento da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) de todo o Mato Grosso do Sul como área livre da febre aftosa sem vacinação, em 4 de fevereiro deste ano, a ZAV (Zona de Alta Vigilância) deixa de existir oficialmente.

No entanto, segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), as propriedades localizadas na fronteira de Paraguai e Bolívia terão calendário próprio. Uma diferença que a aplicação das doses contra a aftosa será feita pelos próprios pecuaristas, com supervisão da agência de defesa.

Na ZAV, a vacinação está prevista para iniciar em 1º de maio. O único Estado que começa a vacinar o seu rebanho hoje é Roraima.

Mato Grosso do Sul tem aproximadamente 22 milhões de cabeças de gado. Na antiga ZAV, são 810 mil animais. Em todo o Brasil, serão disponibilizadas aproximadamente 560 milhões de doses, para imunizar 208 milhões de cabeças.

E m 2010, Mato Grosso do Sul registrou 99,41% de animais imunizados contra a febre aftosa.

Nos siga no Google Notícias