ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Vazio sanitário começa amanhã e cultivo de soja fica proibido por 90 dias

Renata Volpe Haddad | 14/06/2017 08:25
Plantação de soja ficará proibida por 90 dias em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)
Plantação de soja ficará proibida por 90 dias em Mato Grosso do Sul. (Foto: Divulgação)

O período de vazio sanitário da soja tem início amanhã, 15 de junho, em Mato Grosso do Sul e o cultivo do grão ficará proibido por 90 dias. A finalidade é reduzir a quantidade de esporos da ferrugem durante a entressafra diminuindo a possibilidade de incidência da ferrugem asiática.

Neste período, além de não plantar o grão, os produtores devem eliminar todas as plantas voluntárias, que são conhecidas como guaxas ou tigueras, nas propriedades, por meio de processos mecânicos ou químicos, e antes de plantar, é preciso ficar atento ao prazo de cadastramento das áreas onde será feito o cultivo da soja.

Esse cadastro é obrigatório e os dados recebidos são mantidos no banco de informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) servindo de base para identificar o total de área plantada, para prevenir os agricultores vizinhos quando houver foco da ferrugem por meio de alerta sanitário, além de facilitar as atividades da equipe da agência.

A medida é uma estratégia de manejo para reduzir o inóculo nos primeiros plantios, diminuindo a possibilidade de incidência de ferrugem asiática no período vegetativo e, também reduzindo o número de aplicações de fungicidas e o custo de produção. O período de 90 dias foi estabelecido considerando que o tempo máximo de sobrevivência dos esporos no ar, é de 55 dias.

Autuação - O produtor que não cumprir o período do vazio sanitário, será autuado pela Iagro, de acordo com a Lei, e a multa é de até mil UFRMS (Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul). A unidade teve seu valor estabelecido para o mês de junho em R$ R$ 24,66.

Dúvidas e mais esclarecimentos podem ser sanadas pelo telefone da Iagro: 0800 647 2788.

Nos siga no Google Notícias