ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Vazio sanitário derruba casos de ferrugem, mas chefe da Embrapa faz alerta

Marta Ferreira | 06/08/2014 16:45
Chefe da Embrapada em Dourados, Guilherme Asmus (Foto: Divulgação)
Chefe da Embrapada em Dourados, Guilherme Asmus (Foto: Divulgação)

As ocorrências de ferrugem asiática em Mato Grosso do Sul diminuíram 95% em oito anos, de 613 para 31, de acordo com o chefe da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Asmus. Em entrevista ao jornal Valor Econômico, Asmus atribuiu o declínio das ocorrências vazio sanitário, período de 15 de junho a 15 de setembro, quando fica proibido o cultivo de soja em terras sul-mato-grossenses.

A “quarentena” foi implantada em 2006, quando apenas a Embrapa diagnosticava a ferrugem asiática. Só naquele ano foram 190 casos de ferrugem em Dourados e 34 em Maracaju. Na safra passada, 2013/14, com as duas cidades tiveram apenas um foco cada uma e o diagnóstico é feito também pelas fundações MS e Chapadão.

Asmus, ao avaliar a situação, afirma que, apesar do quadro positivo, o plantio da soja safrinha em Mato Grosso do Sul pode ser um risco para a manutenção das estatísticas. “O produtor rural é livre para plantar em janeiro ou fevereiro, mas deve estar atento ao risco fitossanitário que pode causar”, alerta o chefe da Embrapa na entrevista ao jornal especializado em economia. O perigo é uma possível resistência das pragas e doenças quanto aos defensivos agrícolas.

Nos siga no Google Notícias