ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Visita de técnicos da OIE ocorrerá no fim deste ano

Redação | 28/05/2008 12:10

A visita de técnicos da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) a Mato Grosso do Sul está prevista para o fim do ano, segundo a secretária de Produção e Turismo Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. A data anterior, divulgada pela Famasul, era de chegada do grupo em, no máximo, 60 dias.

Por meio de assessoria de imprensa, a secretária informou que a visita prevista para o fim do ano não tem relação com a retomada do status de área livre de aftosa pelo Estado. Os técnicos têm como meta apenas conhecer as ações da zona de alta vigilância implantada neste ano nas regiões do Estado afetadas pelo foco de aftosa em 2005.

Tereza foi a Paris integrar a comissão que representou o Estado na expectativa de recuperação do status de área livre de febre aftosa com vacinação durante a reunião ordinária da OIE. A decisão, porém, reforça a secretária, foi adiada para 60 dias.

A OIE quer mais informações sobre os trabalhos desenvolvidos no Estado no combate e prevenção à febre aftosa, e isso, segundo a secretária, será feito sem a necessidade de uma visita de uma missão oficial da OIE ao Estado.

Nesta quarta-feira, a secretária conversou com o diretor geral da OIE Bernard Vallat, o delegado organização Romano Marabelli, e o presidente da Comissão de Pesquisa, Vicenzo Caporare. Eles mantiveram o prazo de tomar nova decisão sobre o status entre o finald e julho e começo de agosto.

Também participaram do encontro o governador André Puccinelli e o presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Ademar Silva Júnior. A reunião vai até sexta-feira, quando será oficializada a recondução de status a dez estados brasileiros e o Distrito federal como área livre de aftosa com vacinação.

Nos siga no Google Notícias