ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Workshop apresenta resultado sobre super lagarta que ataca soja e milho

Helio de Freitas, de Dourados | 26/09/2014 18:10
Projeto Soja Brasil teve workshop para discutir a lagarta Helicoverpa armigera e mostrar resultado de estudo (Foto: Divulgação/Embrapa)
Projeto Soja Brasil teve workshop para discutir a lagarta Helicoverpa armigera e mostrar resultado de estudo (Foto: Divulgação/Embrapa)

A Helicoverpa armigera, uma lagarta com grande poder de destruição e identificada recentemente, vem causando prejuízos principalmente às lavouras de milho, soja e algodão em Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (25), o inseto foi tema de um workshop que reuniu produtores, pesquisadores, estudantes e técnicos agrícolas no auditório do Sindicato Rural de Dourados, no segundo e último dia do Projeto Soja Brasil.

Conforme a assessoria de imprensa da Embrapa Agropecuária Oeste, foram apresentados os principais resultados do projeto de pesquisa intitulado "Monitoramento e controle da Helicoverpa armigera em Mato Grosso do Sul". A pesquisa é desenvolvida em parceria entre Fundação MS, Fundação Chapadão e Embrapa, com participação de estudantes de pós-graduação da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

Detectada em lavouras brasileiras desde 2012, a Helicoperva armigera ataca preferencialmente a parte de frutificação das plantas, mas também se alimenta de partes vegetativas, como folhas e hastes. Ataca várias espécies agrícolas, bem como hospedeiros selvagens. A praga se alimenta mais rápido que outras encontradas no Brasil, por isso seu potencial de destruição é grande.

Além de conhecer os principais resultados do projeto, os participantes assistiram a palestras sobre a lagarta e participaram de uma mesa redonda. "O projeto desenvolvido desde o início deste ano é uma ação muito enriquecedora, especialmente porque proporcionou a integração das três instituições envolvidas, que buscam respostas para contribuir com o manejo da Helicoverpa em curto espaço de tempo em MS", explica o chefe geral em exercício da Embrapa Agropecuária Oeste, Harley Nonato de Oliveira.

Segundo ele, os resultados obtidos até o momento são promissores. "Os estudos de criação massal da Helicoverpa apresentaram resultados positivos e o uso em laboratório de agentes de controle biológico foram bem sucedidos no combate à lagarta. Agora poderemos avançar nas pesquisa, buscando maior conhecimento sobre essa praga e apresentando outras estratégias que fortaleçam a produção agrícolas sustentável".

O pesquisador da Fundação MS, Fernando Grigolli disse que as pesquisas demonstraram que a Helicoverpa encontra-se distribuída pelo Estado, independente da paisagem agrícola, porém com maior incidência na região Norte de Mato Grosso do Sul.

"Essa é uma importante informação que demanda atenção dos produtores. O produtor precisa fazer amostragem de pragas da lavoura, saber o que tem e quanto tem de percevejos e lagartas, para definir as estratégias de manejo adequadas, utilizar inseticidas com lagartas ainda pequenas, quando for o caso, e optar por produtos fisiológicos", destacou Grigolli.

O produtor rural e diretor regional da Aprosoja-MS, Lúcio Damalia destacou que a amplitude do problema da Helicoverpa armigera reforça a necessidade da rotação de culturas e do monitoramento das pragas nas lavouras. "O produtor precisa estar atento e informado, especialmente, para evitar o uso inadequado das tecnologias disponíveis".

Nos siga no Google Notícias